Encontra Sua Receita

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ureia tem vantagens e desvantagens para todos os tipos de pele


Resolvi falar um pouco sobre a uréia porque eu mesma estou fazendo uso, mas com indicação medica. Minha pela tende a ser ressecada e minha endocrinologista me indicou uma formula que leva uréia a 10% e minha pele esta ficou muito mais hidratada e macia. Lendo este artigo achei relevante dividir com você.

Com  poderosa ação hidratante e baixo custo, a ureia é um dos ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos destinados à saúde da pele. O composto orgânico - encontrado principalmente na urina e no suor - é capaz de transportar a água presente no interior dos vasos sanguíneos para as células da pele, promovendo uma maior hidratação do tecido e um efeito esfoliante que diminui a espessura da pele.

Veja a seguir, os efeitos da ureia em diferentes tipos de pele.

Combate à pele seca
Como possui uma propriedade hidratante grande, a ureia vem sendo utilizada há bastante tempo no combate à pele seca, pois suas características mantêm a cútis hidratada por mais tempo. “Ao hidratar, a ureia também estimula a produção de colágeno, evita as fissuras decorrentes do ressecamento e melhora a aparência da pele”, explica Adriano Almeida, dermatologista do IPTC (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professor do curso de pós-graduação em dermatologia da Fundação Pele Saudável.

Mas é preciso ficar atento. Para obter os resultados esperados na pele seca, é importante considerar que a quantidade de ureia presente nos produtos deve estar entre 3% e 10%.

Controle da oleosidade na pele mista
Normalmente, a pele mista apresenta poros dilatados no nariz, na testa e no queixo (zona T), o que faz com que a oleosidade fique mais intensa nesta área. Por isso, na hora de usar a ureia é preciso ficar atento à sua concentração. “Em peles mistas, a substância pode aumentar a oleosidade e facilitar o surgimento de acne na região. Por isso, a recomendação é optar por produtos com concentrações menores da substância”, diz Solange Pistori Teixeira, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME). 

Enfoliação da pele oleosa
A ureia só deve ser aplicada na pele oleosa em concentrações acima de 20%. “Quando usada em grandes concentrações, essa substância perde a sua função hidratante e passa a quebrar as células da pele, fazendo uma espécie de esfoliação que melhora a textura da cútis e favorece a remoção da oleosidade excessiva”, explica Adriano.

No entanto, uma regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não permite que a concentração de ureia ultrapasse os 10% nas formulações dos cosméticos. “As concentrações maiores de ureia só são feitas em produtos manipulados e aplicadas somente em casos selecionados com a prescrição de um dermatologista”, explica Thais Tucunduva Badiz, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Onde encontrar?
A ureia pode ser encontrada em formas de cremes, loções e geis. Alguns produtos têm o composto como principal ativo e outros possuem formulações combinadas com óleo de abacate e manteiga de karité. Uma das marcas que apostam no poder da substância é a La Roche-Posay. A empresa conta com o creme hidratante Iso-Urea, indicado para pele seca por reforçar a barreira cutânea. O produto de 125 ml custa, em média, R$ 39,90.

Modo de usar
Os cremes à base de ureia devem ser aplicados no corpo à noite, logo após o banho e, se necessário, reaplicados pela manhã. No entanto, antes de usá-los é importante lembrar que nem todos eles são indicados para o rosto, pois a pele dessa região é bem mais sensível e pode sofrer reações. “As vantagens e desvantagens da ureia estão diretamente relacionadas à sua concentração e ao tipo de pele de quem vai utilizá-la. Por isso, é fundamental consultar sempre um especialista”, conclui Solange.



domingo, 24 de agosto de 2014

Suflê de Cenoura e Batata Doce By Betechef



Suflê [Do francês Soufflér] iguaria de origem francesa, preparada com farinha de trigo, a que ser adicionam outros ingredientes (queijo, camarão, legumes, frutas, etc.) reduzidos a purê, tudo ligado com gema de ovo e claras batidas em neve,e levado ao forno.
Prático e delicioso! Este suflê de batata de doce  e cenoura se define nessas duas palavras. Tenho ceeteza que vai adorar e repetir a receita outras vezes.




Ingredientes:
3 cenouras tamanho médio 1 batata doce grande
1 copo de requeijão light vigor (200 g)3 ovos (gemas e claras separadas)2 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)salsa e cebolinha a gostosal a gosto​1 colher (chá) de pó royal.
Preparo:
Raspe e lave bem as cenouras. Reserve. Agora lave e descasque a batata doce também. Coloque-as em uma panela de pressão com um pouco de sal e água o suficiente para cozinhá-las. Feche a panela, assim que começar a chiar conte 10 minutos. Deslique o fogo, tire todo o ar da panela. Escorra toda a água e passe as cenouras e a batata pelo espremedor de batatas. Vá misturando delicadamente  o  requeijão, as gemas, a maisena, a salsa e a cebolinha, o sal, mas  com cuidado para não salgar, já que o requeijão já contém sal.  Bata as claras em neve e neste momento junte a mistura o fermento em pó e as claras em neve envolvendo delicadamente, para que a massa fique bem leve depois de assada. O resultado é maravilhosooooooo!!!!

Cenoura e a Pele

Boa Tarde,

Já faz um tempinho que não passo por aqui não é mesmo?!.. mas é a correria do  dia a dia que não tem me permitido. Hoje estou aqui para dividir com você essa receita com mamão para pele que achei super legal  e pratica também. Vamos ver se você aprova.



O ácido lipóico, presente na cenoura, revitaliza o rosto e, de quebra, ajuda a turbinar o bronzeado. A cenoura é um alimento antioxidante, que nos ajuda a combater os radicais livres e assim evita o aparecimento das rugas e o envelhecimento precoce da pele.

Máscara Caseira para Repor as Vitaminas da Pele

Previne infecções urinárias

Cenoura e mamão: contêm betacaroteno e antioxidantes.

Mamão: fonte de vitamina C: ativo responsável 

pelo aumento da produção de colágeno (proteína que hidrata os tecidos da pele) e pela regeneração das células. O mamão papaia também é rico em papaína, uma enzima anti-inflamatória cuja ação queratolítica faz uma leve esfoliação na cútis, além de reparar as lesões celulares causadas pelos radicais livres.

Cenoura: importante peça da receita caseira, juntamente com o mamão, possui propriedades essenciais para a maciez e regeneração da pele, como a vitamina A. Ideal para todos os tipos de pele, em especial as mais maduras, a substância é ainda capaz de melhorar a densidade e espessura da derme, devolvendo sua firmeza e luminosidade.

Para fazer a mascara é simples: um pedaço pequeno de mamão e meia cenoura. Bater no liquidificador até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto, massageando a pele. Deixe a pasta agir por 20 minutos e retire com água fria.

Suco de Cenoura
A melhor maneira de consumir a cenoura é comendo-a crua, mas se você não gosta, uma boa opção é tomar um suco, assim você pode se beneficiar de seus nutrientes.

Suco de cenoura com laranja

É uma combinação perfeita pois seus nutrientes funcionam bem juntos: o açúcar da cenoura suaviza a acidez da laranja. Rico em vitamina C, ácido fólico, e betacaroteno, o suco acelera o trânsito intestinal, ajuda a desintoxicar o corpo, favorece a eliminação de líquidos e promove a saciedade.

Ingredientes
2 cenouras
1 laranja

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador, pode acrescentar um pouco de água. Ou se preferir faça na centrífuga.


Espero que tenha gostado e aproveite para seu bem estar. "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo". Buda

Boa Semana!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Geléia de Casca de Mamão


Sabendo usar bem os alimentos pode-se  aproveitar praticamente tudo de quase todos. Esse é o caso do mamão que comemos a fruta, usamos a casca para fazer bolos, compotas e geléias. Para fazer essa geléia não gastei praticamente nada e o melhor é que a geléia feita em casa é super natural e sem nehum conservante.  O rendimento foi de um potinho daqueles de 250 g.  Ficou show!






Ingredientes: 
Casca de 1 mamão formosa 
2¹/² xícaras açúcar
Água até cobrir as cascas 
4 cravos 

Preparo: O mamão deve ser bem lavado e descascado. Deixe de molho na água as cascas do mamão de um dia para o outro. Pique-as, coloque-as numa panela e dê três fervuras. Troque a água a cada fervura. Na quarta fervura, escorra a água, bata no liquidificador, adicionando 2 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo com açúcar e os cravos da índia até que se obtenha consistência gelatinosa. Deixe esfriar e coloque em uma vasilha de vidro esterlizada. 

 É Bom Saber: 

As cascas do mamão são fontes de Vitamina A e complexo B. Aproveite os alimentos na íntegra O que fazer com talos e cascas de alguns alimentos? Todas as partes de frutas, verduras e legumes podem ser aproveitadas para a sua nutrição.

Cascas, sementes e talos são excelentes fontes de vitaminas, minerais e nutrientes fundamentais para nossa saúde. As opções para deixar a mesa farta, sem desperdício, são muitas.

Confira a seguir algumas dicas de a+ Medicina Diagnóstica para criar pratos nutritivos, saborosos e econômicos através do aproveitamento integral de alguns alimentos bem conhecidos dos brasileiros:

Talos de agrião, espinafre, couve: aproveite-os no preparo de sopas, bolinhos e omeletes.

Folhas de salsão: muito nutritivas, utilize-as em bolinhos e sopas.

Casca de manga: é importante lavar muito bem a casca da manga antes de descascá-la. Ela pode ser utilizada para fazer um delicioso suco de manga, basta bater as cascas no liquidificador, coar e adicionar água e açúcar. Pronto! Fica delicioso bem geladinho.

Casca de melancia: pode ser utilizada para fazer um delicioso doce de melancia. Como? Depois de removida a parte vermelha, retire a casca verde e rale a polpa branca que sobrou. Adicione a uma calda com água, açúcar, cravo e canela em pau. Cozinhe até apurar.

Casca de laranja: utilize-a para fazer doces em calda. Para sair o sabor amargo, deixe-as molho em água antes de cozinhá-las. Sementes de abóbora e girassol: quer fazer um delicioso aperitivo? Basta levar estas sementes ao forno, tostá-las e temperá-las com sal.

Batata: deve-se lavar a batata muito bem, secá-la com papel toalha e aí então pode ser cozida e até frita, com a casca mesmo. Em altas temperaturas, a casca, rica em minerais e fibras, fica bem macia e pode também ser aproveitada no preparo de uma omelete.
 
Cenoura: a casca da cenoura também deve ser bem lavada antes de consumida – alguns preferem até não arriscar e só compram cenouras orgânicas. As folhas da cenoura que geralmente vão para o lixo servem para deixar refogados, sopas, omeletes e suflês mais nutritivos. As folhas contêm muito betacaroteno e cálcio e, apesar de não serem muito saborosas, enriquecem um bom caldo.

Chuchu: a casca do chuchu é rica em fibras, mas por ser muito fibrosa, deve ser moída no liquidificador e utilizada em sopas ou cozida com o feijão.

Beterraba: fonte de vitaminas e minerais, é possível aproveitá-la ainda mais utilizando suas folhas e o talo para o preparo de deliciosos pratos, como o charutinho de folha de beterraba e o risoto de talo.


Couve-flor: sua folha é uma ótima fonte de vitaminas C e A e dos minerais, fósforo e cálcio. Refogada, fica muito saborosa em recheios de esfihas e panquecas. Com o talo é possível fazer bolinhos salgados e sopas. Salsinha: aproveite o talo da salsinha na hora de preparar temperos, pois ele contém vitamina C, cálcio e fósforo.

Banana: você pode não acreditar, mas, graças à consistência da casca de banana, é possível fazer geléia, bolo, brigadeiro e farofa. Além do mais, ela tem mais vitamina C e o dobro de potássio do que a polpa da fruta.

Mamão: a casca do mamão é uma importante fonte de betacaroteno e ajuda na digestão. Pode ser consumida pura ou em bolos, geléias, sucos e até ensopados. Já a semente do mamão favorece o funcionamento do intestino e pode incrementar saladas, por exemplo.

 Melão: depois de cozida, a casca do melão pode ser utilizada em farofas e saladas. Para se ter uma idéia da riqueza dessa sobra, a casca tem quase seis vezes mais cálcio e fósforo do que a polpa da fruta.

Ovo: a única parte do ovo que não consumimos é a casca. Mas calma, não é para ser utilizada nas receitas – só que nem por isso deve ser desperdiçada. Após secar a casca no forno, o próximo passo é batê-la no liquidificador: além de afiar as lâminas do utensílio, será triturada. Rica em cálcio, está pronta para ser usada como adubo as plantas.

Fonte: http://www.amaissaude.com.br/



quinta-feira, 10 de julho de 2014

Seja mais ativo


Aqui nesta foto o Grupo Taichirajá esta praticando   O Tai Chi Chuan é uma arte milenar de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo.