Encontra Sua Receita

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Mito ou Verdade?


1 - Beber água em jejum emagrece? Não. O balanço energético negativo é o que determina o emagrecimento. Ou seja: ingerir quantidades menores de calorias em relação à necessidade orgânica diária leva ao emagrecimento. O processo de engordar e emagrecer obedece à matemática.

2 - Cerveja aumenta a barriga? Nem sempre. Estudos realizados na Europa demonstram que o consumo moderado de cerveja com as refeições não provoca ganho de peso. A barriga dos amantes da cerveja pode ser causada pelos acompanhamentos super calóricos. A quantidade de cerveja consumida pode determinar o aparecimento da barriga porque pode levar ao aumento de peso uma vez que (uma) 1 lata de cerveja possui em média 150 calorias. Algumas pessoas possuem maior concentração de tecido adiposo na região abdominal.

3 - Chocolate diet engorda menos? Não. Geralmente o chocolate diet apresenta valor calórico semelhante ao do chocolate convencional. Não contém açúcar (e sim adoçante), mas em contrapartida tem mais gordura. Não é recomendado para quem quer emagrecer, e sim para os diabéticos.

4 - Comer carboidratos à noite engorda? Depende. Se a quantidade de carboidratos na refeição noturna ultrapassar a necessidade do organismo, a pessoa vai engordar. Os carboidratos (macarrão, pães, cereais) são a principal fonte de energia para o corpo humano. Eles devem corresponder a 50% do valor calórico total consumido em um dia. Ou seja, se o seu consumo de carboidratos for bem distribuído ao longo do dia, o consumo à noite não engorda!

5 - Carne de porco engorda mais que carne bovina? Não. Quanto mais gordura há na carne, mais ela engorda. Antigamente os porcos tinham muito mais gordura. Hoje essa carne é bem mais magra. O lombo de porco tem menos gordura e colesterol que uma coxa de frango. Mas depende de como será preparado e os acompanhamento escolhidos!


6 - Queijo branco é mais saudável que requeijão integral? Não. Os dois têm as mesmas propriedades. São derivados de leite e excelentes fontes de cálcio. Uma fatia média de queijo-de-minas (30 g) apresenta 70 calorias. O mesmo que uma colher de sopa (25 g) de requeijão. Porém, o requeijão passa por processos de industrialização que o queijo minas não passa, possuindo portanto mais aditivos químicos.

7 - Soja protege contra o câncer de mama? O papel da soja na prevenção e no tratamento do câncer de mama não está claro. Dados epidemiológicos sugerem que substâncias presentes nela (chamadas isoflavonas) parecem proteger contra os tumores de mama. Mas os estudos ainda são restritos. O que se sabe é que as mulheres que consomem soja com maior freqüência possuem menores riscos de desenvolverem problemas cardíacos devido à redução hormonal que ocorre na menopausa.

8- Uma barra de cereal por dia é suficiente para atingir a necessidade diária de fibras? Não. Uma barra de cereal contém em média 1 grama de fibras. Adultos saudáveis do sexo masculino devem consumir 25 gramas de fibras por dia. Para as mulheres, a recomendação é de 30 gramas.

9 - Manteiga engorda mais que azeite de oliva? Cem gramas de manteiga contêm 717 calorias. O azeite de oliva apresenta 884 calorias em 100 gramas. A diferença é pequena. Mas o azeite é mais saudável. A manteiga possui maior quantidade de gordura saturada e colesterol.

10 - Adoçante causa câncer? Não existe evidência científica de que o uso de adoçantes aumente o risco de câncer em humanos. Quanto aos adoçantes de nova geração, não houve tempo para avaliação epidemiológica sobre o possível risco carcinogênico.

Por Cláudia Lima Nutricionista

Encontrei essa matéria no site da Márcia Peltier e achei muito legal e resolvi dividi-lá com vocês.

Nenhum comentário: