Encontra Sua Receita

domingo, 16 de setembro de 2007

“A Pressão Sob Controle”’

Quando falamos de hipertensão, não se contente em só cortar o sal, invista em alimentos que ajudam a abaixar o ponteiro!

As uvas, por exemplo, cultivadas no Brasil, que estão à venda em todos os lugares e vendidas a preços acessíveis, é uma aliada na batalha contra a pressão alta. “Sua casca contém antocianinas, substância que ajuda a diminuir a pressão”, pois elas são capazes de dilatar os vasos e facilitar a circulação.

Portanto, “um copo de suco por dia ajuda a normalizar a pressão”.

Não só as uvas, como as outras frutas vermelhinhas como: pitanga, framboesa, açaí e morango, porque todas possuem antocianinas e procianidinas, que age como efeito anti-hipertensivo. Para tirar proveito delas, basta bate-las com água mineral ou filtrada e adoçá-la com mel ou stévia (adoçante).
Fuja dos adoçantes à base ciclamato e sacarina, porque estes são ricos em sódio, que contribuem para elevar a pressão.

Outros campeões são o alho e a cebola, que contém substâncias que dilatam os vasos.
É o caso daqueles também, que contém bastante líquido, muita fibra e nada de sal. - a combinação ajuda a diminuir a concentração de sódio no organismo.

Por isto, saladas verdes cruas, água e frutas como morango, abacaxi, melancia, pêssego e melão, são excelentes. E para controlar o sódio, não podemos esquecer do potássio, que facilita a eliminação de sódio pelos rins (vale lembrar que pessoas com insuficiência renal não devem abusar do potássio).
Temos também, os ilustres desconhecidos o cálcio e o magnésio, apesar de poucos lembrados nesta guerra. Eles participam do controle da entrada de sódio nas células, mas, antes de sair por aí engolindo litros de leite, cuidado. Basta uma xícara de chá de iorgute ou leite desnatado ou uma fatia de queijo magro 2 a 3 vezes ao dia.

E para aumentar nosso cardápio anti-hipertensivo, o leite de cabra tem uma proteína com propriedade hipotensora. Mas calma nada de exageros!

E outro importante nutriente é a vitamina C, célebre antioxidante, ela age diretamente nos vasos, evitando o enrijecimento das paredes.

E já o nosso aclamado leite materno, está livre de controvérsias. Há fontes evidências de que as crianças amamentadas ao peito têm menos chances de subida de pressão quando adolescentes ou jovens, já que agora não é uma doença só para idosos.

Cardápio Hipotensor

Nutrientes Alimentos

Potássio - Cebolinha, salsa, coentro, caminho, rabanete, damasco, cebola, banana, laranja c/ bagaço, limão c/ bagaço, abacate, acelga.


Magnésio - Sementes de abóbora, girassol, cebolinha verde, cereais integrais, manjericão, salsa, orégano, folhas verde-escuras.


Cálcio - Leite e derivados, rabanete, couve-flor, tomilho, orégano, salsa, cominho,manjericão,cravo-da-índia

Vitamina C - Laranja, acerola, goiaba, limão, tomate, agrião, morango, Kiwi, brócolis, pimenta.


E olho nas pitadas!
Todos estes esforços podem ser em vão e ir as alturas se não tomar cuidados como: Reduzir o sal e cortar calorias, principalmente quem está acima do peso. E nada melhor do que uma atividade física sob recomendações do seu médico.


Estas são as dicas do:
SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional

Nenhum comentário: