Encontra Sua Receita

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Saiba tudo sobre o Ômega 3

Você provavelmente tem ouvido muito sobre o ômega 3 ser um ‘super alimento’ que pode ajudar no aprendizado e na concentração das crianças – especialistas ainda debatem calorosamente o assunto e desejam pesquisas mais aprofundadas.

O que é omega 3?

Óleos Omega 3 são ácidos gordurosos poliinsaturados – que são gorduras ‘boas”. Existem dois tipos de ômega 3, e cada um tem um efeito levemente diferente no corpo. Plantas e vegetais produzem AAL (Ácido Alfa Linoleico),enquanto os peixes são responsáveis pelo ADH Ácido Docosahexaenóico e pelo AEP Ácido Eicosapentanóico. Estudos mostram que ambos os tipos de ômega 3 têm um efeito protetor para a saúde do coração e são importantes para a função e desenvolvimento de cérebro.

Você sabe que espinafre contém ômega 3?

Os óleos Ômega 3 vindo dos peixes são considerados mais eficazes quando usados pelo organismo imediatamente, considerando que o ômega 3 de fontes vegetais precisa ser convertido pelo organismo em AEP e ADH. Mas não deixe de comer uma variedade de produtos vegetais, pois tudo ajuda a aumentar a sua ingestão de ômega 3.


Ame seu coração

Os benefícios do ômega 3 para a saúde do coração tornaram-se conhecidos primeiramente, quando os cientistas descobriram que culturas cuja dieta consistia principalmente de peixes, como os japoneses e esquimós Inuit, tinham corações saudáveis. Um estudo mais avançado mostrou que o ômega 3 pode ajudar a cuidar de nossos corações controlando a pressão arterial, mantendo normais o ritmo do coração e da circulação sanguínea.

Quanto ingerir?

Crianças – e adultos – podem ser exigentes quando se trata do que irão ou não comer, alimentos enriquecidos com ômega 3 são uma ótima maneira de incluí-lo na dieta, quer seja em um lanche ou como parte de uma refeição principal.


Aqui estão algumas dicas de como incluir Ômega 3 em suas refeições.

Tenha um café da manhã completo com ovos mexidos ou cozidos e torradas.
Troque seu óleo de cozinha por óleo de colza ou óleo de soja – muitos óleos vegetais contêm estes tipos de gordura e são uma ótima maneira de aumentar o consumo de Ômega 3.
Adote e introduza peixes oleosos tipo salmão enlatado e atum fresco.
Troque a pasta que normalmente você usa em sanduíches ou na batata recheada por uma pasta rica em Ômega 3. Cheque a tabela nutricional do produto para mais detalhes.
Se seu petisco habitual é salgadinho, troque por nozes pra variar. Por que não salpicá-las também sobre saladas, vegetais e massas?
Troque a fritada de ovos, bacon e lingüiças no final de semana, por salmão defumado e ovos mexidos, ou torradas com arenque.

Nenhum comentário: