Encontra Sua Receita

Carregando...

sábado, 9 de junho de 2007

Cuidando dos pés

No verão a pele dos pés fica mais ressecada sendo necessário muita hidratação. E é justamente no verão que os pés devem estar lindos, pois o uso de sandálias abertas é indispensável.

Para protegê-los, além de um bom serviço de pedicure, algumas atitudes podem ajudar. Um dos principais pontos é não esquecer de aplicar protetor solar também nesta região que, geralmente, é esquecida.

O uso de cremes hidratantes - que devolvem a umidade natural da pele - e de cremes esfoliantes - que ajudam a manter a pele macia - são alguns dos cuidados básicos a serem tomados.

A escolha do sapato também pode evitar que os pés fiquem doloridos e inchados. Prefira os modelos quadrados, evitando sandálias com tiras apertadas e sapatos de bico fino, que prejudicam a circulação.

Os saltos também devem ser evitados, mas caso isso não seja possível, opte pelos saltos plataforma, que forçam menos a curvatura dos pés.

Caso precise usar tênis, não esqueça das meias; prefira as mais macias e de algodão, pois absorvem melhor a transpiração.

Problemas mais freqüentes nos pés

Frieira - causada por um fungo é a mais comum das micoses. A melhor maneira de impedir a sua instalação entre os dedos é secar bem os pés após o banho, a piscina ou praia. Além disso, nunca fique descalço em banheiros públicos. A dica também vale para outros tipos de micose, como aquelas que provocam descamação.

Unha encravada - para evitá-la corte a unha sempre reta, sem deixar pontas. Se o problema já estiver em fase avançada, existem técnicas usadas por podólogos (especialistas em pés) para fazer voltá-las à curvatura normal.

Chulé - para eliminá-lo, algumas medidas simples são necessárias. Use meias de algodão, que absorvem a umidade. Não use o mesmo sapato por dias seguidos, cada vez que você calça eles ficam úmidos e assim não tem tempo para secar.

Micose de unha - às vezes, o atrito com o sapato pode descolar uma parte da unha, favorecendo a entrada de fungos muito resistentes. Por isso, evite retirar as pele nos cantos e sob a unha - o que pode soltá-las ainda mais.

Joanete - Para cada homem, existem 20 mulheres com o problema. A culpa é dos modelos dos sapatos femininos, principalmente de bico muito fino. A única solução para o joanete é a cirurgia, mas ela só deve ser feita nos casos em que houver dor.

Nenhum comentário: