Encontra Sua Receita

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Tratamentos de beleza caseiros - Antes de Mais Nada, Informe-se!


Fazer tratamentos de beleza caseiros pode ser divertido e até melhorar a aparência. Mas os riscos são grandes e nem sempre o resultado é garantido.


As misturas caseiras estão liberadas desde que esteja muito bem informada sobre o que usar, como usar, por que usar...O problema é que muita gente ignora que frutas, legumes e outras substâncias contêm princípios ativos que podem provocar manchas na pele, irritações e até alergias. A saída é usar apenas ingredientes que os dermatologistas consideram inofensivos, deixando a tarefa de inventar cremes anti-rugas ou contra estrias para a indústria cosmética.
A cada dia que passa, os grandes laboratórios nacionais e internacionais aperfeiçoam métodos para aproveitar ao máximo as matérias primas, ou seja, substâncias ativas de plantas e frutas que trazem benefícios para a sua beleza, a exemplo do ácido glicólico. Além disso, descobrem formas de fazer os produtos terem maior poder de ação, penetrando mais na pele. Um bom exemplo disso são os lipossomas e as nanosferas adicionados aos cremes de última geração, que funcionam como transporte rapidíssimo para sua pele tirar proveito de tudo o que o creme oferece. Detalhe: toda essa tecnologia é cada vez mais acessível aos nossos bolsos.

Então, com tanta facilidade e progresso cosmético, o que ainda leva algumas mulheres a preferir uma mistura de iogurte com mamão em vez de comprar um potinho de creme à base da enzima papaína, que produz o mesmo efeito e, ainda por cima, com maior intensidade? E que, de quebra, traz vitaminas conservantes que fazem o creme durar muito mais tempo?

Na verdade, diversos motivos podem levar uma mulher a optar pelas receitas caseiras. A pesquisadora Débora Gomes, por exemplo, diz que de vez em quando troca os cosméticos industrializados por misturas caseiras para ficar um pouco mais perto da natureza. "Parece bobagem, mas gosto de sentir a consistência das frutas e do iogurte no rosto", diz ela. A estudante Marília Carvalho, que faz exfoliação corporal com fubá uma vez por semana, diz que usar ingredientes da cozinha é uma forma de economizar nos cosméticos e conseguir o mesmo efeito. Fazer "peeling" no corpo com fubá, de fato, remove impurezas da pele e não oferece contra-indicações. O único problema do tratamento empregado por Marília é a freqüência exagerada, que pode acabar irritando a pele.
Confira, a seguir, algumas receitinhas que o tempo e os especialistas aprovam.

Nenhum comentário: