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sábado, 11 de agosto de 2007

Laranja contra o colesterol






Quem não gosta de laranja? Essa fruta doce, bonita, descoberta no leste asiático há milhares de anos, fez sucesso na Europa e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Aqui, a adaptação foi tão boa que muita gente pensa que a laranja é uma fruta nativa. Desde os anos 80, somos o maior produtor mundial: são 180 milhões de pés de laranja – um para cada brasileiro.A laranja foi escolhida por sete centros de pesquisa como um dos alimentos mais importantes da nossa mesa.

A nutricionista Glaucia Pastore, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diz que a laranja contém várias substâncias que, em conjunto, fazem bem à saúde. Entre elas, os flavonóides, importantes para a circulação do sangue e para o coração."A combinação de fatores – flavonóides, fibras de pectina, que são fibras solúveis, e mais o teor de vitamina C – faz uma sinergia muito importante para a saúde. Faz muito bem! Recomendo, no mínimo, duas por dia", aconselha a pesquisadora.
E se essa recomendação fosse seguida à risca e ainda por cima os voluntários tivessem de fazer exercícios físicos, qual seria o efeito para a saúde? Em Araraquara, uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) testou o suco, em busca de respostas para essas perguntas.


Que o suco de laranja faz bem à saúde, todo mundo sabe e vários estudos já comprovaram. A novidade dessa pesquisa é aliar o suco ao exercício físico e testar se a soma desses dois hábitos saudáveis pode fazer bem ao coração das pessoas. Mas aí não dá para tomar o suco sentado, tem que caminhar.


Durante três meses, voluntárias toparam mudar a rotina e participaram do estudo da professora de educação física Nancy Bonifácio, da Unesp. Trinta mulheres, com idade entre 30 e 55 anos, começaram caminhando meia hora, três vezes por semana. Depois, foram aumentando, até chegar a 50 minutos de caminhada. Quinze mulheres tomavam dois copos de suco de laranja: um antes do exercício e outro depois, em casa. A outra metade só caminhava, sem direito ao suco.


"Nós fazemos parte da 'turma da lombriga'. Como temos vontade de tomar o suco e não podemos, vamos ficar todas com lombriga", brinca a vendedora Lídia Rodrigues.O grupo que tinha que beber o suco gostou da pesquisa desde o início. Muitas descobriram o prazer da caminhada e do suco de laranja.


Depois dos resultados, elas iriam ficar ainda mais satisfeitas. Todas passaram por uma bateria de testes: altura, pressão, gordura, peso. No grupo que só fez exercícios, sem suco, não houve alteração nos índices de colesterol no sangue. Mas no grupo do suco, a boa surpresa: 15% de redução do colesterol ruim e 18% de aumento do bom colesterol, aquele que limpa as artérias."Faz bem ao coração porque diminui o colesterol ruim, que entope artérias do corpo inteiro, principalmente do coração, e aumenta o colesterol bom, que tem a função de retirar o colesterol ruim do organismo", explica Nancy Bonifácio.


Mas e a fama de que suco de laranja engorda? Para a pesquisadora, apesar de calórico, o suco traz muito mais benefícios à saúde do que outros alimentos.


"O ideal é tomá-lo dentro da dieta habitual e retirar algum excesso dessa dieta. Na pesquisa, não tivemos aumento de peso. Foi sugerido às voluntárias que não alterassem o hábito alimentar. Então, elas incluíram o suco na sua dieta habitual, que foi suplementada. Só que elas gastaram, em média, 310 calorias com exercício três vezes por semana", esclarece Nancy Bonifácio.Mas a pesquisadora faz um alerta: lembra que ninguém deve exagerar nos exercícios físicos nem tomar suco de laranja em excesso.


A voluntária Lucinéia Belentano, que é do grupo que tomou o suco, conta que antes de participar do projeto ficava muito em casa. A experiência das caminhadas ao ar livre mudou a rotina. Ela ficou mais disposta. Diz que foi o contato com as novas amigas, mas foi a nova silhueta que fez a vida mudar, também, dentro de casa.


Lucinéia diz que o marido, que é caminhoneiro, percebe mudanças quando volta das viagens."Ele fala: 'Nossa, você afinou, está mais magra!'. Me dá uma força muito grande", comemora Lucinéia.

3 comentários:

Flor de Sal disse...

Que maravilha! Acho ke vou ser eternamente saudável. Adoro laranjas. Como laranjas todos os dias! Parabéns pelo blog!

Bob disse...

SIM FLOR DE SAL VAMOS SALVAR VIDAS COM AS LARANJAS...COMPRAR SEMPRE CENTOS,ENCHER A CASA,TB NA CAMA E POR BAIXO E DENTRO DOS TRAVESSEIROS...ADORO LARANJAS...VIVA A LARANJAS...LARANJAS TODOS OS DIAS FLOR ...BRAVA MENINA è VC FLOR...E TB OS LARANJAIS

Nilza Gonçalves disse...

Estou ultimamente comendo duas laranjas ao dia , além de outras frutas que habitualmete uso. Preciso, urgentemente diminuir o colestel ruim qdue mesmo fazendo dieta já algum tempo, teima em estacionar. Agora é esperar que o tempo melhore para retomar minhas caminhadas. È o que estar faltando. Obrigado pela oportunidade.Nilzamay.