Encontra Sua Receita

domingo, 16 de dezembro de 2007

Menopausa Saudável

Recomendações para viver bem a menopausa

Para superar os sintomas indesejáveis e o risco acentuado de certas doenças na menopausa, é fundamental que todas as mulheres tenham consciência da importância da adoção de um estilo de vida equilibrado que envolve uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, manutenção de um peso adequado e restrição do álcool e do fumo. Todas essas medidas auxiliam no bem estar geral e dão tranquilidade, disposição e saúde para encarar mais 40, 50 anos de vida pela frente.

Alimentação e peso adequado

A partir dos 40 anos, o metabolismo fica mais lento e as necessidades calóricas diminuem em média 2% ao ano. Em geral, mulheres entre 23 e 50 anos precisam de 1.600 a 2.400 calorias diárias (média de 2.000 calorias), dependendo da altura e do grau de atividade física. Contudo, entre 51 e 76 anos as necessidades diminuem para 1.400 a 2.000 calorias (média de 1.600 calorias). Por isso, é importante controlar o que se come, pois um excesso diário de 200 calorias pode significar um aumento de 10kg no peso ao final de um ano.

É importante manter um peso adequado nessa fase da vida, pois o excesso de peso pode intensificar as ondas de calor, além de contribuir para o aumento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, o diabetes, artrite, hipertensão, entre outras. Para as mulheres que precisam perder peso, a minha recomendação é que optem por uma dieta balanceada de cerca de 1200 -1400 calorias diárias, capaz de proporcionar uma perda de peso de cerca de 500 - 700 gramas por semana.

Uma alimentação hipocalórica equilibrada, consiste na redução da ingestão de calorias com refeições leves, pobres em gordura e açúcar. Para garantir a saciedade e o bom funcionamento do metabolismo, é importante que a mulher fracione a alimentação (4-6 refeições ao dia), de forma que faça pequenas refeições ao longo do dia. A dieta deve priorizar frutas e vegetais variados, cereais integrais (aveia, trigo, arroz, centeio, etc), laticínios desnatados, carnes magras, peixes e aves sem pele e leguminosas como soja, feijões, ervilha, lentilha e grão de bico. O consumo de uma pequena porção de castanha do pará, nozes ou amêndoas (2-3 sementes é o suficiente), garante o aporte de vitamina E diário. Frituras, gorduras de carnes, molhos, manteiga, margarina, gordura hidrogenada, doces e refrigerantes devem ser evitados ou consumidos com moderação, assim como bebidas alcoólicas, cafeinadas e alimentos condimentados. Consumidos em excesso, todos eles podem aumentar ainda mais os sintomas indesejáveis, principalmente os calores, além de elevarem o risco de doenças crônicas.

Para obter mais informações sobre alimentação saudável e perda de peso, o site http://www.emagrecer.com.br/ apresenta dicas e artigos desenvolvidos pela minha equipe com o objetivo de unir e difundir os conhecimentos da ciência e os desejos das pessoas que buscam um emagrecimento saudável e definitivo.

Fonte:

Sanavita

Nenhum comentário: