Encontra Sua Receita

domingo, 17 de junho de 2007

Receitas do Tempo da Vovò

geralmente não têm tempo para enfrentar spas e clínicas de beleza. Para estar semManchas, espinhas, celulite, barriga, olheiras. Quem se lembra de ter visto algum dia uma Gisele Bündchen ou uma Cláudia Schiffer desfilar com qualquer uma delas? Tops à parte, essas pobres — ou ricas — mortais são modelos de perfeição, bom humor, disciplina e profissionalismo, epre de bem com as exigências do trabalho, cada uma traz na manga seu próprio truque para enfrentar o dia-a-dia. Em todos os sentidos.
Disponíveis dia e noite, a única alternativa é lançar mão de recursos e dicas que dispensem altas produções e dietas milagrosas...e quem diria, os truques da vovó estão em alta. E não é que funcionam?
O que o talco pode fazer pelos cabelos? ‘‘Ele ajuda a reduzir a oleosidade’’, garante a modelo e booker Danny Frota, 23 anos. Essa morena de 1,78m, que vive há 14 anos na capital federal e começou a trabalhar com moda aos cinco, segue à risca algumas receitinhas dadas pela mãe e pela avó.
A começar pelos hábitos diários: em casa, Danny só anda de esparadrapo na testa. O ritual ajuda a evitar marcas de expressão. ‘‘Minha mãe nunca fez plástica no rosto. E ninguém dá a idade que ela tem’’, garante. Para complementar o tratamento, água. Beber quantos litros puder. No caso da mãe dela, por exemplo, que não abre mão dos exercícios faciais (faça antes de dormir: Abra bem a boca e pronuncie pausadamente as letras O, X, U, X. Repita várias vezes), são nada menos que oito litros diariamente!

Herança de família, a vovó da modelo também apronta das suas. Anote outro segredo: Espalhe talco nas áreas do rosto que acumulam oleosidade, como testa e nariz, antes do pó facial. ‘‘Muito pouco para não deixá-la branca demais’’, recomenda ela, mostrando um potinho com o produto que anda sempre na bolsa.

Outra dica da modelo para manter a pele impecável é uma máscara emoliente/esfoliante natural, que pode ser feita em casa. ‘‘Bata no liqüidificador um punhado de sementes de mamão papaya, uma xícara de mel e duas colheres de sopa de açúcar. Depois, é só aplicar no rosto e deixar até secar. Enxagüe com muita água, aplicando soro fisiológico logo depois’’.

ÁGUA DE ARROZ

A pele é rosada e sem manchas. Os cabelos, claros, com reflexos. Para manter a aparência sempre impecável, a bela empresária e ex-modelo da Elite Camila Hosken, 25 anos, também tem seus segredos.
Vai fazer arroz? Aproveite para dar um trato na pele: lave o alimento e recolha a água. Depois, borrife o líquido sobre o rosto, deixando até secar. Camila diz que reduz as famigeradas espinhas. O mesmo vale para a pasta de dente, quando aplicada em cima do local.
Para olhos inchados, a empresária usa uma velha receita conhecida: compressas de algodão embebidas com chá de camomila morno ou rodelas de pepino. Essas, aliás, podem ser aplicadas sobre todo o rosto para acalmar a pele.


Uma boa dica para preparar a pele antes da maquiagem é aplicar gelo. Ele ajuda na fixação e durabilidade dos produtos. Também funciona para as olheiras. Na hora de aplicar a base, passe primeiro uma no tom amarelo, seguida por outra na cor da pele. Ajuda a disfarçar.

Quilos de pó, base, sombra, rímel. Ao final de uma sessão de fotos, a modelo só quer chegar em casa e dormir. Dormir? Não sem antes tirar todo e qualquer vestígio de maquiagem. Experimente os lenços umedecidos, muito utilizados nos bebês. Retiram fácil, fácil, sem agredir a pele.

Para completar a limpeza — que também pede um sabonete neutro — e desobstruir os poros, aplique uma máscara esfoliante/hidratante. Ela é ótima para quem anda diariamente com maquiagem, além de utilizar como base ingredientes do dia-a-dia. É a máscara de mel + aveia + limão + óleo de amêndoas. Hidratante natural, ele não toma mais de vinte minutos, três vezes por semana. Experimente fazer o tratamento pouco antes de entrar no banho. De tempos em tempos, adicione açúcar cristal à mistura — essa pastinha vai funcionar como um esfoliante.
Se é eficiente? Pergunte à popstar Madonna. Segundo um conhecido site de beleza, a cantora utiliza a máscara no rosto sobre a base de mel, aveia e limão.
Todo santo dia.

‘‘Para hidratar, uso leite (uma colher de sopa) e mel (uma colher de sopa), lavando o rosto só com soro fisiológico’’, completa a modelo Juliana Meireles, 22 anos.

CUIDADO COM A PAPAÍNA

Algumas profissionais se valem de fórmulas mais radicais para disfarçar imperfeições. Muito conhecida no meio, a pomada Trombofob (indicada para hematomas) consegue escamotear por algumas horas aqueles furinhos que a maioria das mulheres odeia: celulite. Argh!

As beldades do mundo da moda garantem que o produto funciona... Mas na opinião do dermatologista Francisco Leite, não é o princípio ativo que está em discussão, mas o gel do produto. ‘‘Ele forma uma película plástica que dá a impressão de que a celulite desapareceu. Na verdade, ele só faz refletir a luz, eliminando a sombra. Qualquer gel funcionaria aqui’’, esclarece.

Com relação ao uso do talco no cabelo para reduzir a oleosidade, outro alerta: o produto contém partículas de sílica, que quando aspiradas se acumulam no organismo. ‘‘Parece inofensivo. Mas é preciso ter muito cuidado para não aspirá-lo durante a utilização’’, completa o médico.
Outro que pode mais atrapalhar do que ajudar é o mamão papaya. Qualquer máscara que tenha como base a frutinha, deve ser aplicada à noite, sempre lavando o rosto depois com muita água. Quando em contato com o sol, a enzima conhecida por papaína pode manchar a pele.

Mas não são só as brasileiras que têm seus truques caseiros. A inglesinha Kate Moss jura que funciona: vaselina aplicada sobre o rosto antes da base hidrata qualquer pele ressecada. Palavra de uma das mais badaladas e disciplinadas top models internacionais.

No livro Os mais guardados segredos de beleza, de Diane Irons, ex-modelo e jornalista especializada no assunto, uma entrevista com o cabeleireiro Dusty Fleming, de Beverly Hills, revelou um eficiente — e simples — tratamento contra a caspa: 30 comprimidos de aspirina amassados e adicionados ao xampu de costume. ‘‘Nunca mais tive caspa’’, escreveu uma leitora à redação do Correio Braziliense, depois de usar a receita por dois meses.



Nenhum comentário: