Encontra Sua Receita

Carregando...

domingo, 28 de outubro de 2007

Cerveja : A causa da barriga saliente?



O nome já aponta o culpado: barriguinha de chopp. Mas será que este é realmente o vilão responsável pela gordura a mais na região abdominal?
Um grupo de pesquisadores do Reino Unido e da República Checa afirma que não foi encontrada nenhuma relação científica entre a quantidade de cerveja consumida e as dimensões da barriga.

A conclusão da pesquisa foi que se existir algum vínculo entre a bebida e a obesidade, é mínimo. "É comum achar que as pessoas que tomam cerveja são mais gordas que aquelas que não bebem, mas não é verdade", afirmam os pesquisadores.

No entanto, o estudo não traz novidades para aqueles que são adeptos à "bebida com moderação". Pois, segundo a nutricionista, Lucinete Souza, a ingestão freqüente e exagerada de cerveja pode levar a um excesso de peso sim. "A cerveja ingerida em excesso associada à falta de exercícios e uma alimentação incorreta colabora para uma barriga a mais, já que o acúmulo de gordura se concentra mais na região abdominal", esclarece ela.

Outro fator agravante é que o choppinho geralmente vem acompanhado de amendoim, batata frita, queijo ou outros petiscos bastante calóricos. Além disso, o efeito diurético do álcool contido na cerveja aumenta a produção de urina, favorecendo a eliminação de vitaminas e minerais, antes que eles sejam absorvidos pelo organismo.

A nutricionista diz que a dose recomendada de cerveja é de uma lata de 290 ml para as mulheres e duas para os homens, por dia. Esta quantidade não causa nenhum mal para a saúde e para o físico.

Outra dica dada por Lucinete são as versões light da bebida. "Uma lata de cerveja light possui 3 % de teor alcoólico e 77 calorias, já a cerveja comum tem 5% de teor alcoólico e 122 calorias", compara ela.

Sobre a "crucificação" da cerveja como o principal vilão da barriguinha saliente, a nutricionista explica que qualquer bebida alcoólica ingerida em excesso aumenta as calorias do dia-a-dia e pode fazer a pessoa engordar. O importante é saber dosar.

Confira a lista de calorias de algumas bebidas:

- Caipirinha sem açúcar (200 ml) = 126 calorias
- Caipirinha com açúcar (200 ml) = 187 calorias
- Champagne (100 ml) = 85 calorias
- Licor (30 ml) = 116 calorias
- Marguerita (50 ml) = 140 calorias
- Martini (50 ml) = 135 calorias
- Sex on the beach (200 ml) = 216 calorias
- Tequila (40 ml) = 136 calorias
- Uísque (50 ml) = 166 calorias
- Vinho branco (80 ml) 70 calorias
- Vinho tinto (80 ml) = 64 calorias
- Vodka (40 ml) = 126 calorias

2 comentários:

CLAUDIA LIMA disse...

Adorei a dica... Amo cerveja... Bjus.

Bete disse...

Claudia, eu acho que tudo que se faz com moderação não vira um problema e pode ser apreciado com prazer.
Bjs!!!