Encontra Sua Receita

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Sopas geladas refrescam e mantêm a forma


da Folha de S.Paulo

Com ingredientes crus ou cozidos, as sopas --totalmente associadas ao inverno-- podem ser preparadas frias e se tornam uma boa opção às tradicionais saladas. Além de leves, são práticas: as receitas sem frutas, por exemplo, podem ser preparadas até quatro dias antes de serem servidas, se forem mantidas na geladeira. São indicadas para acompanhar qualquer prato principal, de acordo com a banqueteira e nutricionista Gislaine Oliveira, do Buffet Gislaine Oliveira Gastronomia.

Originárias da França, as receitas de sopas frias começaram a chegar ao Brasil nos anos 1950. Apesar disso, ainda são pouco consumidas por aqui. "As pessoas não estão acostumadas", diz Oliveira.

Para atrair os sentidos, a dica da nutricionista é caprichar na apresentação --em recipientes pequenos, como xícaras e copinhos de pinga. A sopa deve ser leve e pode ser tomada como se fosse uma bebida.

Sopa gelada de pepino e coalhada

146 calorias

Ingredientes
(para seis pessoas)

- 1 pepino grande
- 3 colheres (chá) de azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada
- 3 colheres (chá) de "dill" fresco picado
- 650 ml de caldo de galinha quente
- 100 ml de coalhada fresca
- Suco e raspas de meio limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Pique o pepino e reserve. Frite a cebola no azeite até amaciar. Acrescente o pepino picado, o caldo de galinha, as raspas e o suco do limão. Deixe levantar fervura, tampe e cozinhe em fogo baixo até amaciar o pepino. Bata tudo no liquidificador e deixe esfriar. Leve para gelar. Misture a coalhada, o sal e a pimenta e sirva bem gelada, enfeitando com rodelas de pepino, com "dill" e mais coalhada.

A coalhada é fonte de cálcio e de fósforo, contém boas quantidades de vitamina A e do complexo B e de zinco e melhora o funcionamento do intestino. O pepino é um diurético natural.

Por Gislaine Oliveira, do Buffet Gislaine Oliveira Gastronomia


Nenhum comentário: