Encontra Sua Receita

Carregando...

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Gergelim



As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:Lipídios ou gorduras (52%),o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.

A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).

O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.Proteinas (20 %) de alto valor biológico, Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 e a B2.

Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.Mucilagens, ao que deve sua ação laxante suave.Pode ser polvilhado sobre o arroz integral, tortas, sufles, etc.

Sua farinha pode entrar na confecção de pães, bolos, biscoitos, refogados de vegetais, etc, aumentando o valor nutritivo e dando um sabor especial. As sementes podem ser assadas, comidas com açúcar ou mel.

Nenhum comentário: