Encontra Sua Receita

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Os lactobacilos do leite fermentado e seus benefícios para saúde


Minuscúlos aliados eles jogam a favor da saúde.

Você já deve ter ouvido falar que os leites fermentados são ricos em lactobacilos e
que eles são ótimos para sua saúde.mas, você sabe porquê? Nossa flora intestina
l é composta por um equilíbrio desses bichinhos, bons e maus. Ou seja, temos um
conjunto de mais de 400 bactérias que quando estão equilibradas não causam problemas
à saúde, caso contrário podem provocar doenças, alergias e até desnutrição. Podemos
dizer que os microorganismos considerados bons (lactobacilos ou probióticos) devem ser
maioria no intestino. Cerca de 70% em relação aos outros, que devem estar em pequenas quantidades para não causar doenças. Em torno de um quilo do nosso peso corporal é de microorganismos vivos.

Vários motivos levam à morte desses microorganismos benéficos. Só para ter alguns
exemplos: stress, doenças intestinais, alcoolismo, uso de antibióticos, envelhecimento,
etc. Por isso é importante estarmos sempre "repovoando" nosso estoque com estes microorganismos. E isso nós fazemos com a consumo de alimentos probióticos, que,
como o próprio nome já diz, são pró ( a favor), bio (vida). Ou seja, promotores da
vida.


Eles tendem a melhorar e regular todo o funcionamento da flora intestinal, além de combater as substâncias tóxicas e causadoras de câncer. Não só: fortalecem o sistema imunológico, pois estimulam a síntese de interferon gama (substância produzida por leucócitos que combatem as doenças) e também minimizam os efeitos colaterais dos antibióticos - que desequilibram o intestino. Um novo estudo em andamento da empresa japonesa Yakult aponta ainda lactobacilos vivos como coadjuvantes na redução das taxas de colesterol.

Pesquisas comprovaram que alimentos com lactobacilos são eficientes na prevenção de doenças relacionadas ao intestino. É que o leite fermentado e produtos afins estimulam o organismo na produção de células de defesa, o que auxilia na proteção contra doenças. Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, realizada pelo nutricionista Manfrede Kroger, concluiu que o número de células cancerosas de 30 pacientes que participaram do estudo não aumentou depois que eles passaram a ingerir dois copos de iogurte por dia, durante um mês. De concreto, sabe-se que quando a flora intestinal não está saudável, isso desencadeia males como diabetes, colite, fadiga e até mesmo candidíase (fungo que provoca corrimento espesso, coceira e irritação), e aparece quando o organismo está debilitado, com baixa imunidade.

Um frasco por dia de leite fermentado e o uso constante e diário de queijos frescos, iogurtes e coalhadas são suficientes para proteger o organismo contra os fatores que desequilibram a flora intestinal. Isso vai ser o bastante para o organismo ficar mais resistente às bactérias e a qualquer tipo de infecção. Mas é bom evitar o consumo exagerado desses produtos, que podem causar desconforto intestinal e até aumento do peso devido ao excesso de calorias.


36 comentários:

Amanda disse...

adorei esse post,tudo o que eu queria saber beijo!!!

Anônimo disse...

Babosa, gengibre, me tiraram de grandes enrascadas. Agora, após meditar por longo tempo sobre as causas das minhas recidivas herpéticas, e avaliar sobre tudo que foi feito para(estava pensando em tomar vacina)aliviá-las, eis que ao entrar em um supermercado vejo ACTIMEL - L. Casei DEFENSIS. Só ainda não havia experimentado leite fermentado nesses anos todos. Já estou há dois meses sem crises. Se a cura não estiver na Natureza pelo menos o alívio está.

j.a disse...

Hola, eu sou um atleta, gosto muito de malhar em academias,, mais também amo leites fermentados,,, mas tenho uma duvida!! leite fermentado emagrece???

Taichirajá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Betechef disse...

Olá J.a, Obrigada pela visita e pelo comentário deixado. Respondendo sua pergunta os probióticos estimulam o funcionamento do intestino e mantêm o equilíbrio saudável da flora intestinal. Por isso, são grandes aliados do emagrecimento.

Até mais!

6 de março d

mirian saraga disse...

ja uso algum tempo e nu
nca mais tive problemas no intestino...

Anônimo disse...

os lactobacilos do leite fermentado ou seja o yakult seria bom para aliviar colicas em crianças ? mae que amamenta pode tomar ,e atravez do leite passar para nenem ? obrigada

Unknown disse...

Eu amei saber disso, só quero deixar duas perguntas
uma pessoa gravida pode tomar?
e quanto por dia?

gijully disse...

Adorei às informações,miha filha de cinco aninhos está passando por um problema d saúde,infecção intes.bacteriana,fazendo tratamento com ATB e muitas pessoas me falaram dos beneficios do leite fermentado,estou dando pra ela!obg.

Marcela disse...

oi, gostei muito de sua matéria, oseu blog é lindo e muito inteligente. Alguém me disse que tomar leite fermentado ( tipo yacult) com suco de laranja reforça o sistema imunologico sarando ate crises gripais, vc concorda com isso. Bjs e Parabéns.

Unknown disse...

olá! minha filha de 2 anos é viciada em leite fermentando(bob esponja), e ela toma quase 6 por dia, gostaria de saber se isso prejudica a saúde dela.
OBRIGADO!

Unknown disse...

olá! minha filha de 2 anos é viciada em leite fermentando(bob esponja), e ela toma quase 6 por dia, gostaria de saber se isso prejudica a saúde dela.
OBRIGADO!

Anônimo disse...

olá, eu pratico musculação, sera que tem algum problema?

lilian xavier disse...

Olá, minha filha de 1 ano e 4 meses gosta muito de leite fermentado. Dou para ela só de vez enquando, principalmente qdo está com o intestino um pouco solto. Isso ajuda? Obrigada...

Betechef disse...

Oi Lilian não sou nutricionista, mas sou mãe e interessanda no assunto. Procuro ler muito, principalmente em sites de nuricionistas e tenho também conhecidos que são. Os leites fermentados reconstituem a flora intestinal, por isso faz bem, mas você deve consultar o pediatra dela. Mas com certeza não faz mal nenhum. Abraços!
Volte Sempre!

Anônimo disse...

Meu marido está fazendo tratamento pois está com o intestino preso, causando uma pequena hemorroida, começou a tomar 1 vidrinho do leite fermentado com lacto bacilos, espero que funcione.

Betechef disse...

Amiaga anônima,
O ideal é realmente seu marido continuar com o tratamento, mas os lactobacilos dos leites fermentatos ajudam muito repondo a flora do intestinal.Abraços! Volte Sempre!

Unknown disse...

Tive problemas com intestino preso e emorroidas, comecei a tomar o leite fermentado todas as manhãs,um ao dia em jejum, na primeira semana o problema ja sumiu... Estou muito bem.

Betechef disse...

Que bom Elisa, fico muito feliz por você. Os lactobacilos realmente fazem muito bem para nossa saúde.
Bjs, volte sempre!

Unknown disse...

Toda semana aparecia duas ou três aftas na boca depois que comecei a tomar yakult duas vezes ao dia minha imunidade voltou e sumiram as aftas

Unknown disse...

Minha bebê ta com 2 mesês tem muita cólica mas estou Amamentando posso tomar o leite fermentado?Talvez possa ajudar a diminuir as cólicas da bebê..bjs

Betechef disse...

Olá Unknown,
Na minha opinião você deveria procurar seu pediatra, pois sua bebê tem apenas dois meses e pode ser intolerante a lactose ou mesmo a proteína do leite. O meu netinho mesmo mesmo não pode consumir nada que contenha leite ou derivados. Consulte primeiro seu pediatra. Obrigada pela visita! Volte Sempre!

Unknown disse...

Perfeito!!!!Tirou toda minha dúvida.Parabéns.

Betechef disse...

Volte Sempre!

Unknown disse...

Perfeito!!!!Tirou toda minha dúvida.Parabéns.

Márcia bombonatto disse...

Boa noite gostaria de saber se o Yakult pode ajudar com problemas de cistite, pois já não sei mais oque fazer com minha filha. Já fez vários exames. E já tomou vários antibióticos.e nada melhora. Sempre volta. Aí uma amiga me indicou o Yakult e disse que é bom

Márcia bombonatto disse...

Se alguém puder me responder agradeço

Márcia bombonatto disse...

Se alguém puder me responder agradeço

Unknown disse...

Meu filho tem 2 anos e 11 meses e a quase 1 mês está sentindo fortes dores na barriga as vezes diarréia e as vezes não, falta de apetite as vezes vômitos e febre mim disseram que poderia ser por causa do leite fermentado bob esponja que ele gosta e bêbê bastante já levei a pediatra e elas dizem que é uma virose que virose é essa já tem o mesmo e meu pequeno se queixa de dores na barriga perdeu peso por favor alguém mim responde eu não sei mais oque fazer.

Anônimo disse...

Meu filho teve estes sintomas junto com febre de 38,8 o médico fez ultrason e falou que ele tinha Adenite mesenterica ou seja ingua no intestino não é grave mais tem que tratar com antibióticos ou antiflamatorio

Unknown disse...

Tenho leite de rola aq quer?

Quantas vezes vc quiser e.e

Unknown disse...

Adorei todas a informacoes deste post.Os leites fermentados são maravilhosos mesmo.

Fernanda Alves disse...

Bruna, meu obstetra teceitou na epoca em q eu estava grávida,tive problemas com candidíase...eu tomava um frasco de 75g por dia. Me senti tao bem q ate hoje tomo, minha filha ja tem 4 aninhos e tambem toma um frasco por dia.

Fernanda Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi estou tomando amoxilina + clavulanato , por causa da sinusite e estou com diarreia, 10 dias de tratamento , 2 por dia, li artigo e tomei um yakult.

Unknown disse...

Comecei o tratamento na sexta e sábado já deu a reação no intestino.