Encontra Sua Receita

domingo, 18 de novembro de 2012

Diabetes: dicas para se prevenir contra a doença


 Os índices de diabetes têm crescido de forma assustadora em todo o mundo. Através de mudanças no estilo de vida, podemos reduzir de forma significativa as chances de desenvolver a doença.

Veja dicas para manter-se saudável e deixar a doença longe de você!

Perca peso: o excesso de peso é o principal fator de risco para o diabetes. Quando há muita gordura, principalmente na região abdominal, ocorre aumento de substâncias que interferem na ação da insulina hormônio responsável pelo transporte de glicose do sangue para as células. Assim, a glicose se mantém elevada no sangue, aumentando o risco de diabetes.

Pratique atividades físicas regularmente: o exercício ajuda o corpo a utilizar a insulina de forma mais eficiente, aumentando seu número de receptores nas células. Quando a insulina não atua de forma adequada, há elevação da glicose no sangue, acarretando problemas de saúde, como a diabetes.

Inclua os cereais integrais no cardápio: dietas ricas em grãos integrais protegem contra a diabetes, enquanto o consumo de alimentos refinados aumentam o risco. Alimentos integrais contém grandes quantidades de fibras, que retardam a absorção da glicose, ajudando no controle da glicemia. Assim, requerem uma menor liberação de insulina, podendo ajudar na prevenção da doença. Além disso, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos que podem ajudar a reduzir o risco de diabetes.

Evite fast foods: o consumo regular de alimentos em fast foods leva ao aumento de peso e da resistência à insulina, dois dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes. Além das porções exageradas, a maioria desses alimentos contém grandes quantidades de gorduras saturadas, trans e carboidratos refinados, o que pode aumentar o risco de diabetes, mesmo se a pessoas estiver com o peso adequado.

Evite o consumo de bebidas açucaradas: bebidas contendo açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, possuem alta carga glicêmica e seu consumo frequente aumenta o risco de diabetes. Além de contribuírem para o aumento de peso, essas bebidas contribuem para a inflamação crônica, triglicerídeos elevados, diminuição do HDL-colesterol e aumento da resistência à insulina - fatores de risco para diabetes.

Consuma alimentos fontes de gorduras insaturadas: o tipo de gordura ingerido também pode influenciar no desenvolvimento da diabetes. O consumo de gorduras insaturadas, encontradas nos óleos vegetais, oleaginosas e sementes, pode ajudar a evitar o diabetes tipo 2.

Diminua o consumo de carnes vermelhas e processadas: o consumo de carnes vermelhas e processadas bacon, salsicha, frios aumenta o risco de diabetes mesmo entre as pessoas que consomem apenas pequenas quantidades. Elas contém maior teor de colesterol, gordura saturada, sódio e conservantes.

Use canela: a canela pode ajudar a controlar os níveis sanguíneos de glicose. Compostos encontrados na canela podem ativar as enzimas que estimulam os receptores de insulina. O tempero também pode ajudar a reduzir o colesterol e triglicérides que, em excesso, podem contribuir para o risco de diabetes.

Reduza o estresse: o estresse crônico pode aumentar o nível da glicose no sangue.

Tenha uma boa noite de sono: estudo realizado na Universidade de Yale demonstrou que homens que dormiam menos do que 6 horas por noite, tinham o dobro do risco de desenvolver diabetes. E aqueles que dormiam mais de 8 horas, triplicaram suas chances. Quando se dorme muito ou pouco, o sistema nervoso fica em estado de alerta, interferindo na ação dos hormônios que regulam o açúcar no sangue.

Evite o tabagismo: fumantes são cerca de 50 mais propensos a desenvolver diabetes do que os não fumantes.

Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde 



Um comentário:

Joyce Hillary disse...

O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .