Encontra Sua Receita

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Receita de iogurte caseiro


O Iogurte é um dos alimentos com mais nutrientes que possuimos no nosso quotidiano. Para o seu dia a dia ou para uma saudável dieta, o Iogurte deve marcar a sua presença.

O iogurte tem uma composição muito semelhante à do leite, já que contém quase os mesmos nutrientes, como o cálcio e o fósforo (essenciais à manutenção de ossos e dentes saudáveis), vitaminas, minerais e proteínas (parcialmente pré-digeridas por acção das bactérias lácteas, o que permite uma melhor digestão).

A maior parte das suas qualidades deve-se à fermentação, o processo pelo qual o leite é transformado em iogurte. Neste processo, a lactose é parcialmente transformada em ácido láctico, o que facilita a assimilação em pessoas com intolerância à lactose.

Contém bactérias lácteas vivas que ajudam a regenerar a flora intestinal, inibindo a acção de bactérias patogénicas, o que confere uma protecção natural contra as infecções gastrointestinais. Estas bactérias consideradas boas parecem promover também a estimulação do sistema imunitário.




Aquecer 1 litro de leite de caixa, até o ponto em que não queime a mão (não é para ferver). Misture 1 copo de iogurte natural desnatado ao leite aquecido. Coloque em um recipiente fechado (uma panela com tampa, por exemplo), e deixe de um dia para outro dentro do forno (desligado).
Coloque, no outro dia, o iogurte em copos tampados com papel alumínio ou plástico e deixe na geladeira. Pode ser adicionada gelatina em pó sem sabor para o iogurte ficar mais encorpado. Uma excelente opção é bater o iogurte com fruta, melhorando o sabor.


4 comentários:

Sarita disse...

Que interessante, iogurte caseiro,já está anotada a receita.
bjs.

Anônimo disse...

Bete, adorei seu espaço virtual. Sou vegetariana, e vou tentar fazer iogurte de leite de soja, consumo todo dia o iogurte de soja da Batavo, que é uma delícia.
Muito obrigada por todas as coisas boas que você reuniu aqui!
Um abraço!

Márcia

Anônimo disse...

eu ja conheço este iogurte pois faço sempre para minhas filhas elas adoram foi indicada pela nutricionista.

beijos valeu até +++++++++++

Anônimo disse...

Oi... Descobri recentemente que também é possível fazer a fermentação láctica num termo. Basta ter em atenção a temperatura. Experimentem!