Encontra Sua Receita

sábado, 8 de março de 2008

Perdemos mais peso quando cortamos os carboidratos das refeições?


A resposta é sim. Mas antes que esta afirmação possa causar uma revolução em nossa dieta diária e a completa abolição deste importante nutriente, devemos fazer a seguinte pergunta: perder peso é igual a emagrecer? Agora, a resposta para esta pergunta é não.

Ao suprimir os carboidratos da dieta, restringimos nosso corpo de sua maior fonte de energia, que é o açúcar provindo dos carboidratos. Dietas sem carboidratos nos deixam fracos, deprimidos e irritados, uma vez que o açúcar também estimula a produção de serotonina no cérebro, substância esta que nos dá energia e prazer. Se você não for nenhum monge do "auto-controle", seu cérebro responderá com ataques compulsivos por doces ao longo do dia. O carboidrato também carrega consigo grande volume de água, fazendo com que parte do peso perdido seja meramente às custas de água. Mas o pior está por vir.

Alguns órgãos de nosso organismo, como o cérebro, o coração, os rins e a medula óssea, são exclusivamente dependentes de açúcar. A supressão deste nutriente acarreta destruição de nossas proteínas musculares, que são então transformadas em açúcar pelo fígado. Como o músculo e a água são mais pesados que a gordura (lembre-se da experiência de escola ao se misturar água e óleo, o óleo fica na fase superior por ser mais leve), a perda de peso é maior.

Aí devemos questionar: queremos perder peso rápido e ficar flácidos, fracos e deprimidos; ou perder peso lentamente, às custas de gordura, e nos tornar esbeltos, saudáveis e felizes? A resposta fica para cada de um nós responder.

Por: Luciano R. Giacaglia é endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo
Fonte: Yahoo Notícias







3 comentários:

Nani disse...

Oi Bete! Eu concordo em parte com este texto, nosso organismo perde peso nos primeiros dias, mas depois logo entende "perai estou sem energia para trabalhar, vou economizar", então ele passa a ter um metabolismo mais lento no sentido de armazenar açúcar e todo esforço será em vão. Na realidade o que temos que fazer para perder peso é fazer uma dieta rica e variada, alimentar-se 3 em 3 horas ( não exagerar, comer uma fruta ou algo pouco e leve) e reduzir o carboidrato e não abolí-lo da dieta.
Acho importante esclarecer isso antes que alguém saia por ai parando de comer tudo que tem carboidratos pela frente.
Fonte: Tratado de fisiologia médica ( Guyton e Hall); Obesidade vire esta página de sua vida ( Dra. Meira Souza).
Beijinhos e ótimo domingo!

Betechef disse...

É verdade Nani, tudo na vida passa pelo equilíbrio e não pelo exagero.
Na conclusão final é isso que o texto tenta mostrar.
Bjs e obrigada pelo comentário, que ajuda a esclarecer ainda mais sobre o assunto.

Anônimo disse...

comprovados provocativas dezesseis aparências cuidada suba investir encobrem alcoólica radiodifusão