Encontra Sua Receita

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Mais sabor e mais saúde - Você já ouviu falar da alimentação biológica?

É uma filosofia que acredita que o ato de ingerir alimentos deve ter como finalidade deixar o corpo saudável,mas também agradar ao paladar e gerar prazer.

A recomendação é usar uma grande diversidade de temperos como canela, cravo, coentro, cominho, curry, páprica, pimenta, salsa, manjericão, manjerona, alho e cebola.

Esta dieta prega ainda a eliminação do álcool,de qualquer tipo de carne e ainda do fumo. Recomenda que se reduza a ingestão de café, refrigerantes, frituras, margarinas, manteigas e produtos industrializados. E indica que se utilize em larga escala as frutas, verduras, legumes, raízes, sementes e cereais.

A alimentação biológica tem como pilar, a idéia do bom senso, evitando os extremos, optando por produtos mais leves e saudáveis e deixando a mesa sempre colorida e saborosa, através da “alquimia” dos temperos.

O gosto e o poder do suco de uva

Um suco natural que é uma excelente fonte de energia para o verão.

Com a aproximação da época de temperaturas mais quentes, uma boa pedida para refrescar são os sucos de frutas. Entre eles, se destaca o suco de uva, que além de hidratar, possui nutrientes importantes ao organismo.

É um poderoso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando o excesso de ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino necessário para manter a energia do corpo.

Beber suco de uva é recomendado em dietas de desintoxicação, pois ele regenera as células do fígado e dos rins, purifica o sangue,tem ação laxativa suave ,evita a formação de gases no intestino e renova o plasma. No entanto, como possui glicose e frutose em sua composição,é um alimento que só deve ser ingerido pelos diabéticos ou pessoas com tendência à alta das taxas glicêmicas no sangue sob orientação de um médico ou nutricionista.

fonte: Yahoo! Bem Estar.
Por Marco de Cardoso


Um comentário:

. disse...

Bete

Leio o seu blog e fico encantada,com as coisas que vc escreve,as dicas...ah! me esforço tanto para deixar de comer carne...mas como é complicado.Quando morei em Minas,fiquei uma ano sem comer carne vermelha,mas quase todos os finais de semana,meu filho e marido faziam churrasco...então acabei voltando.Mas preciso perder alguns quilinhos a mais e não consigo fechar a boca...rsss..essa mania de gostar de cozinhar...tenho um filho que ainda mora comigo,é vegetariano.Ontem ele fez uma carne moída de soja, que ficou maravilhosa,hoje reaproveitei-a,para fazer com moranga,acrescentei um pouco de recheio de frango...ah!ficou deliciosa.Se vc morasse mais perto,te levaria moranga lá da minha horta.
Sobre o suco de uva,faço um delicioso.
Sabe aquela uva pretinha,miúda que se chama Santa Izabel?
Ela vem como última safra das uvas,em fevereiro,mas tem que ficar de olho,porque vem e some num instante.
Numa panela grande,coloque de 3 a 5 quilos de uvas,lavadas e sem cabinhos.Coloque água o suficiente para cobrí-las.Leve ao fogo,assim que levantar fervura,desligue e deixe esfriar na própria panela.Bata no liquidificador,coe e encha potinhos ou saquinhos,feche bem e leve ao freezer.
É um suco de uva concentrado,aproveito para fazer esse suco para o ano inteiro.
Beijos carinhosos...
Sonia Novaes